O álcool e o tabaco são uma dupla explosiva para a Saúde Oral! Além de provocarem cáries, gengivite, mau hálito, acumulação de tártaro, desmineralização e erosão dentária, são os principais fatores de risco no desenvolvimento do cancro da cabeça e pescoço, o 6.º tumor mais comum em todo o mundo.
Segundo dados da Ordem dos Médicos Dentistas, o fumo do tabaco está relacionado com diversas transformações na mucosa oral. Calcula-se mesmo que 8 em cada 10 doentes diagnosticados com cancro oral consumam ou tenham consumido tabaco, e que esses doentes tenham um risco 5 a 7 vezes superior de desenvolverem este cancro quando comparados com não fumadores.
Quando conjugado com o consumo regular de álcool, os riscos acrescem exponencialmente. Tanto o álcool como o tabaco provocam secura na boca e, consequentemente, uma menor produção de saliva, o que afeta a capacidade da boca para “limpar” os agentes patogénicos.
O cancro oral está, portanto, fortemente relacionado com um estilo de vida menos saudável, isto é, ao consumo de tabaco e álcool, associado a uma reduzida ingestão de vegetais e frutas e por isso pobre em alimentos contendo agentes antioxidantes.
O cancro da cavidade oral pode manifestar-se como uma mancha, de cor variável, geralmente branca ou avermelhada, uma massa mais ou menos endurecida ou uma úlcera que não cicatriza. A maior parte das lesões são indolores na sua fase inicial, tornando-se progressivamente dolorosas.
Deverá estar atento aos seguintes sintomas:
O melhor remédio é prevenir:
Referências:
Sham ASK, Cheung LK, Jin LJ, Corbet EF. The effects of tobacco use on oral health. Hong Kong M J 2003; 9(4): 271-277.
Warnakulasuriya S, Dietrich T, Bornstein MM, Peidró EC, Preshaw PM, et al. Oral health risks of tobacco use and effects of cessation. International Dental Journal 2010; 60: 7-30.
Fonte:
https://www.omd.pt/content/uploads/2017/12/tabaco-saude-oral.pdf
https://www.omd.pt/content/uploads/2017/12/folheto-omd-cancro-oral.pdf
A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!