02 de Janeiro de 2020

Álcool e tabaco: Uma dupla explosiva para a sua Saúde Oral!

O álcool e o tabaco são uma dupla explosiva para a Saúde Oral! Além de provocarem cáries, gengivite, mau hálito, acumulação de tártaro, desmineralização e erosão dentária, são os principais fatores de risco no desenvolvimento do cancro da cabeça e pescoço, o 6.º tumor mais comum em todo o mundo.

Segundo dados da Ordem dos Médicos Dentistas, o fumo do tabaco está relacionado com diversas transformações na mucosa oral. Calcula-se mesmo que 8 em cada 10 doentes diagnosticados com cancro oral consumam ou tenham consumido tabaco, e que esses doentes tenham um risco 5 a 7 vezes superior de desenvolverem este cancro quando comparados com não fumadores.

Quando conjugado com o consumo regular de álcool, os riscos acrescem exponencialmente. Tanto o álcool como o tabaco provocam secura na boca e, consequentemente, uma menor produção de saliva, o que afeta a capacidade da boca para “limpar” os agentes patogénicos.

O cancro oral está, portanto, fortemente relacionado com um estilo de vida menos saudável, isto é, ao consumo de tabaco e álcool, associado a uma reduzida ingestão de vegetais e frutas e por isso pobre em alimentos contendo agentes antioxidantes.

O cancro da cavidade oral pode manifestar-se como uma mancha, de cor variável, geralmente branca ou avermelhada, uma massa mais ou menos endurecida ou uma úlcera que não cicatriza. A maior parte das lesões são indolores na sua fase inicial, tornando-se progressivamente dolorosas.

Deverá estar atento aos seguintes sintomas:

  • Úlceras persistentes
  • Áreas endurecidas
  • Áreas de crescimento tecidular
  • Lesões que não cicatrizam
  • Mobilidade dentária
  • Dor Parestesia (perdas de sensibilidade)
  • Disfagia (dificuldade em deglutir/engolir)

O melhor remédio é prevenir:

  • Adote um estilo de vida saudável
  • Pare de fumar
  • Diminua o consumo de álcool
  • Aumente o consumo regular de vegetais frescos e frutas
  • Visite regularmente o médico dentista e o higienista oral para permitir que tais lesões sejam diagnosticadas nas suas fases mais precoces.

Referências:

American Association for Dental Research. Policy Statements: Oral Diseases Related to Tobacco Use. [Online]. 1999 [cited 2012 Nov 8].

National Institute of Dental and Craniofacial Research – National Institutes of Health. Oral Health in America: A Report of the Surgeon General (Executive Summary). [Online]. 2001 [cited 2012 Nov 8].

Sham ASK, Cheung LK, Jin LJ, Corbet EF. The effects of tobacco use on oral health. Hong Kong M J 2003; 9(4): 271-277.

Warnakulasuriya S, Dietrich T, Bornstein MM, Peidró EC, Preshaw PM, et al. Oral health risks of tobacco use and effects of cessation. International Dental Journal 2010; 60: 7-30.







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.