03 de Janeiro de 2020

Alimentos "amigos" de uns dentes brancos e saudáveis!

Ter uma boa higiene oral vai além da escovagem ou do uso do fio dentário e do escovilhão. Tudo o que ingerimos pode afetar a saúde e a aparência dos nossos dentes e gengivas. Saiba quais são os alimentos "amigos" de uns dentes brancos e saudáveis!

Aipo

O aipo é uma espécie de "escova de dentes natural". Enquanto o mastigamos, as suas fibras ajudam a limpar as impurezas dos dentes.

Água

A água não só ajuda a remover as partículas de comida que se alojam nos dentes, como aumenta a produção de saliva, que auxilia na neutralização dos ácidos.

Cebola

A cebola também tem elementos naturais que são tóxicos para as bactérias que vivem nos dentes e na boca. Contudo, as propriedades antibacterianas da cebola são mais eficazes se a cebola for comida crua – em saladas, por exemplo.

Chá verde

As catequinas, que são os compostos contidos nas folhas, podem combater a placa bacteriana e as bactérias que provocam as cáries. Estes fitonutrientes da família dos polifenóis têm um efeito tóxico sobre as bactérias, dificultando a sua aderência aos dentes e a produção de placas.

Cogumelos Shiitake

Estes são os únicos cogumelos que contêm um açúcar, chamado lentinan, que tem a capacidade de inibir as bactérias que vivem nos dentes e na boca a produzirem placa bacteriana. E quanto menos bactérias, menos cáries!

Frango

O frango é uma ave rica em minerais, como o cálcio e o fosfato, que ajudam a manter e a reparar o esmalte dos dentes.

Hortelã

O sabor mentolado a hortelã está presente na grande maioria dos produtos de higiene oral. Para além do sabor fresco, a hortelã tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a proteger tanto os dentes como as gengivas, e a obter um hálito mais fresco.

Kiwi

O kiwi é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda à produção de colagénio, assegura a saúde das gengivas e a capacidade de estas servirem de fundações sólidas para os dentes. A insuficiência de vitamina C no organismo pode provocar gengivites e, em último caso, a perda de dentes.

Maçã

As maçãs são um dos melhores aliados da saúde oral. Mastigar uma maçã ajuda a produzir mais saliva e a combater as bactérias presentes nos dentes e na boca.

Mostarda

A mostarda tem propriedades naturais antibacterianas, que impedem a sua multiplicação na boca. O óleo da mostarda tem também propriedades branqueadoras dos dentes, úteis para quem fuma ou bebe muito café.

Nozes

Por serem ricas em magnésio, fosfato e cálcio, as nozes são alimentos benéficos para o crescimento e fortalecimento dos dentes, podendo ser um bom nutriente para ajudar à manutenção de uma boa saúde oral.

Queijo

Para além de ser um alimento rico em cálcio, o queijo branco é também rico em vitamina C, e estes dois elementos produzem um efeito protetor sobre o esmalte dos dentes. O pH destes queijos tem também um papel antibacteriano, na medida em que neutraliza a acidez na boca.

Salsa

A salsa, tal como a hortelã, tem propriedades refrescantes, que ajudam a manter o hálito mais fresco e o ambiente na boca mais saudável.

Sementes de Sésamo

Estas sementes atuam como “esfoliantes naturais” da boca, removendo os excessos de comida que ficam agarrados aos dentes. Para além disso, são ricas em cálcio, o que ajuda ao fortalecimento dos dentes.







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.