05 de Janeiro de 2020

Aprenda a usar o fio dentário e a escova de dentes de forma correta

Lavar os dentes e utilizar o fio dentário são gestos tão habituais que, por vezes, nem nos apercebemos que, afinal, não estávamos a fazer a higiene oral da melhor forma. Aprenda a usar o fio dentário e a escova de dentes de forma correta e pela ordem correta.

Em primeiro lugar… o fio dentário ou escovilhão

1.º Enrole cerca de 40 cm de fio nos dedos médios de cada mão. Segure o fio com os dedos médicos e os polegares.

2.º Coloque o fio entre os dentes e deslize suavemente para cima e para baixo, para dentro e para fora (movimento em zig-zag). Passe o fio junto à base de cada dente, e no sulco gengival.

3.º Faça sempre 2 ou 3 passagens em cada dente.

Não se esqueça de usar novos pedaços de fio dentário para cada dente que está a limpar!

O fio dentário e o escovilhão têm o mesmo objetivo, no entanto, quando o espaço entre os dentes é maior deve ser utilizador o escovilhão. São exemplos de outros casos onde este é mais indicado o uso de próteses fixas, aparelho ortodôntico e nos casos onde há menos destreza para uso do fio.

Existe uma gama de escovilhões de tamanhos variados, devendo ser utilizado o tamanho de escovilhão mais adequado a cada espaço interdentário – são os filamentos da escova e não o arame que devem estar em contato com os dentes.

Como utilizar o escovilhão?

Mover o escovilhão de dentro para fora. Angular a escova para um lado e outro de modo a “abraçar” o dente.

Depois… a escova dos dentes

Depois de limpar os dentes com o fio dentário e/ou escovilhão, deve lavá-los com a escova de dentes. Essa é a melhor forma de prevenir as cáries e problemas nas gengivas.

Escovar os dentes ajuda a deter o ataque das bactérias, que começa pouco após ter comido.

Idealmente, deve escovar sempre os dentes após as refeições; se tal não for possível, lave-os 3 vezes ao dia: depois do pequeno-almoço, depois do almoço, e à noite, antes de ir dormir.

1.º Coloque a escova de dentes num ângulo de 45° para poder escovar corretamente entre a linha da gengiva e os dentes.

2.º Faça movimentos suaves, circulares, movendo a escova para cima e para baixo, ao longo dos dentes.

3.º Não se esqueça de escovar também a parte de trás dos dentes!

4.º Não tenha pressa. Para lavar os dentes corretamente, deve escová-los durante 2 ou 3 minutos! Faça várias passagens!

5.º Evite escovar os dentes sempre da mesma maneira. Desta forma, garante que não se esquece de escovar nenhum local!







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.