06 de Janeiro de 2020

E se um dente permanente cair ou se partir acidentalmente? Siga o passo-a-passo

Quando um dente cai ou se parte é imediatamente iniciado um processo de reabsorção da estrutura dentária. Por isso, os procedimentos a tomar são de extrema importância para o seu tratamento e possível recuperação. Saiba o que fazer, passo a passo, se um dente permanente cair ou se partir acidentalmente.

1.º Procure o dente

Se o dente não estiver na sua boca, procure-o rapidamente. Se houver uma fratura, tente reunir todos os pedacinhos. Se o dente estiver inteiro a reconstituição será muito mais fácil. Em caso de rutura parcial é normalmente feito um trabalho de reconstituição.

2.º Segure o dente pela coroa

Assim que localizar o dente, segure-o pela coroa – a parte que entra em contato direto com o alimento na mastigação. Lembre-se: nunca pela raiz, porque se trata da parte mais sensível do dente e, no manuseio, esta pode sofrer ainda mais danos.

3.º Limpe-o suavemente

De seguida, passe-o por água corrente para remover detritos. Não utilize nenhum material – detergente ou pasta de dentes- nem pano ou escova. Certifique-se de que não há fratura na raiz.

4.º Tente colocá-lo no lugar

Se a raiz do dente estiver em bom estado, tente reposicionar o dente no seu lugar. Para o prender temporariamente, pressione-o com a bochecha. Esse procedimento é indicado porque a saliva é capaz de conservar a estrutura durante duas horas. Mas tome muito cuidado para não o engolir!

5.º Se não conseguir, conserve-o

Se não conseguir colocá-lo no lugar, conserve o dente. Para esse processo, utilize um copo com soro fisiológico ou leite – este último é capaz de manter a estrutura dentária em boas condições durante seis horas. Não o embrulhe em papel ou coloque num copo de água – por incrível que pareça, a água pode desidratá-lo.

6.º Consulte o dentista imediatamente

O sucesso de reimplantes está diretamente relacionado com a agilidade do atendimento prestado por um dentista. É recomendado que o trabalho seja iniciado no máximo 30 minutos após a queda do dente. Por esse motivo, de preferência, realize todos os passos anteriores enquanto se dirige ao consultório do dentista.







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website dará consentimento à nossa política de cookies.

Ler mais
Aceito