Quando um dente cai ou se parte é imediatamente iniciado um processo de reabsorção da estrutura dentária. Por isso, os procedimentos a tomar são de extrema importância para o seu tratamento e possível recuperação. Saiba o que fazer, passo a passo, se um dente permanente cair ou se partir acidentalmente.
Se o dente não estiver na sua boca, procure-o rapidamente. Se houver uma fratura, tente reunir todos os pedacinhos. Se o dente estiver inteiro a reconstituição será muito mais fácil. Em caso de rutura parcial é normalmente feito um trabalho de reconstituição.
Assim que localizar o dente, segure-o pela coroa – a parte que entra em contato direto com o alimento na mastigação. Lembre-se: nunca pela raiz, porque se trata da parte mais sensível do dente e, no manuseio, esta pode sofrer ainda mais danos.
De seguida, passe-o por água corrente para remover detritos. Não utilize nenhum material – detergente ou pasta de dentes- nem pano ou escova. Certifique-se de que não há fratura na raiz.
Se a raiz do dente estiver em bom estado, tente reposicionar o dente no seu lugar. Para o prender temporariamente, pressione-o com a bochecha. Esse procedimento é indicado porque a saliva é capaz de conservar a estrutura durante duas horas. Mas tome muito cuidado para não o engolir!
Se não conseguir colocá-lo no lugar, conserve o dente. Para esse processo, utilize um copo com soro fisiológico ou leite – este último é capaz de manter a estrutura dentária em boas condições durante seis horas. Não o embrulhe em papel ou coloque num copo de água – por incrível que pareça, a água pode desidratá-lo.
O sucesso de reimplantes está diretamente relacionado com a agilidade do atendimento prestado por um dentista. É recomendado que o trabalho seja iniciado no máximo 30 minutos após a queda do dente. Por esse motivo, de preferência, realize todos os passos anteriores enquanto se dirige ao consultório do dentista.
A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!