01 de Janeiro de 2020

Tem mau hálito? 7 estratégias para evitar o problema!

A maioria de nós já experimentou, em determinada altura, a sensação de mau hálito (também conhecido como halitose). Mas se for recorrente, esta condição pode provocar embaraço nos relacionamentos íntimos e sociais. Deve-se à acumulação excessiva de bactérias e pequenas partículas de alimentos na cavidade oral e na língua e pode estar relacionada com doenças orais, como a cárie dentária ou a periodontite, outras doenças ou mesmo com alguns alimentos. Se é o seu caso, siga estas 7 estratégias para evitar e controlar este problema.

1- Não faça dietas extremas

Opte por uma alimentação saudável, equilibrada e com refeições regulares – certas dietas como o caso do jejum ou muito baixas em hidratos de carbono, podem provocar mau hálito. Introduza ao lanche cenouras cruas ou fatias de maçã, alimentos que ajudam a "limpar" a boca.

2- Mantenha-se hidratado

Se não puder escovar os dentes após uma refeição, beber muita água pode ajudar a acelerar o processo de limpeza de bactérias e detritos que se acumulam entre os dentes. Beber leite e evitar as bebidas açucaradas pode também ajudar a controlar odores indesejáveis.

3- Não exagere no café

Pode ser saboroso, mas o café tem um cheiro muito forte e é difícil desaparecer da língua. Considere mudar para um chá verde, por exemplo.

4- Não fume ou utilize outros produtos de tabaco

Sejam cigarros, cachimbos ou tabaco eletrónico, fumar provoca um mau hálito intenso.

5- Evite o consumo de álcool

O álcool, além de provocar boca seca, provoca mau hálito. De tal forma que os seus efeitos permanecem até 8 a 10 horas após ter bebido.

6- Masque pastilhas sem açúcar

Mascar pastilha elástica sem açúcar durante 20 minutos após uma refeição ajuda a aumentar o fluxo da saliva. Pastilhas que sejam açucaradas com 100% de xilitol ajudam na redução das cáries, mas também proporcionam uma sensação de frescura na boca e facilitam o hálito agradável.

7- Modere a ingestão de rebuçados ou "mentos" para o hálito

Rebuçados ou "mentos" para o hálito, mesmo sendo sugar-free, mascaram o mau hálito e nada fazem no sentido de matar ou controlar as bactérias indesejáveis para a boca.







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.