Aftas



Pequenas úlceras, de cor branca ou amarela, de pequeno porte, com bordo avermelhado, situadas na membrana mucosa da boca, bochecha, lábios, gengivas e garganta. As aftas não são transmissíveis de pessoa para pessoa.

Causas

As aftas podem ser a consequência de trauma na boca, como uma mordida ocasional no interior da bochecha, o uso incorreto de uma escova de dentes ou um dente fraturado. As causas das aftas recorrentes são pouco conhecidas. No entanto, são vários os fatores que podem aumentar a probabilidade de aparecimento de úlceras recorrentes:

  • Stress e ansiedade;
  • Trauma oral;
  • Alterações hormonais (algumas mulheres desenvolvem aftas no período menstrual, por exemplo);
  • Alimentação (chocolate, café, frutos secos, morangos, etc., são alimentos identificados como potenciadores do aparecimento de aftas);
  • Medicação (anti-inflamatórios não-esteroides, como o ácido acetilsalicílico, ou betabloqueadores para algumas patologias cardíacas).

Por outro lado, o aparecimento recorrente de aftas também pode ter origem em deficiências nutricionais ou noutras doenças, como sejam:

  • Deficiência em Vitamina B12
  • Deficiência em Ferro
  • Doença Celíaca
  • Doença de Crohn
  • Síndrome de Reiter (artrite reativa).
  • Imunodeficiência.

Sintomas

  • Um ou mais focos de dor no interior da boca, na língua, no palato mole (a parte de trás do céu da boca) ou no interior das bochechas;
  • Lesões na boca que sejam redondas, brancas ou cinzentas, com uma elevação avermelhada à volta.

Tratamento

A dor provocada por uma afta geralmente diminui em alguns dias e as lesões geralmente saram sem tratamento no máximo até duas semanas.

Se as lesões forem grandes, muito dolorosas ou mais persistentes, o seu dentista pode prescrever-lhe um líquido de lavagem antimicrobiano ou outra solução para diminuir a dor e a irritação.

Se a afta não melhorar ao fim de 2 semanas, é recomendável consultar o seu dentista.


Fonte:

WebMD. Oral Health: Mouth Ulcer. [Online]. 2012 [cited 2012 Nov 9]; Available from: URL: http://www.webmd.boots.com/oral-health/mouth-ulcer-causes-of-mouth-ulcers







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.