Pequenas úlceras, de cor branca ou amarela, de pequeno porte, com bordo avermelhado, situadas na membrana mucosa da boca, bochecha, lábios, gengivas e garganta. As aftas não são transmissíveis de pessoa para pessoa.
As aftas podem ser a consequência de trauma na boca, como uma mordida ocasional no interior da bochecha, o uso incorreto de uma escova de dentes ou um dente fraturado. As causas das aftas recorrentes são pouco conhecidas. No entanto, são vários os fatores que podem aumentar a probabilidade de aparecimento de úlceras recorrentes:
Por outro lado, o aparecimento recorrente de aftas também pode ter origem em deficiências nutricionais ou noutras doenças, como sejam:
A dor provocada por uma afta geralmente diminui em alguns dias e as lesões geralmente saram sem tratamento no máximo até duas semanas.
Se as lesões forem grandes, muito dolorosas ou mais persistentes, o seu dentista pode prescrever-lhe um líquido de lavagem antimicrobiano ou outra solução para diminuir a dor e a irritação.
Se a afta não melhorar ao fim de 2 semanas, é recomendável consultar o seu dentista.
A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!