Alterações cromáticas



As alterações cromáticas dos dentes são modificações na sua cor. Podem ter várias causas, localizações e intensidade. O dente é per se um elemento policromático cuja cor é estabelecida pela dentina e atenuada pelo esmalte. Com o envelhecimento, o esmalte é desgastado e a dentina torna-se mais espessa, provocando o escurecimento dentário.

Causas

As causas mais relevantes na origem da alteração cromática dos dentes são as seguintes:

  • A impregnação de corantes de alimentos como café, chá, tabaco, refrigerantes, vinhos e algumas frutas e vegetais.
  • A erosão do esmalte dentário resultante do envelhecimento, que expõe a cor amarela natural da dentina.
  • Algumas doenças que afetam o esmalte e a dentina, fragilizando-os, o que pode levar à descoloração dentária. Certos tipos de infeções em mulheres grávidas podem também originar descoloração dos dentes na criança, uma vez que afetam o desenvolvimento do esmalte.
  • Procedimentos que impliquem radiação da cabeça e pescoço, bem como a quimioterapia.
  • Descolorações severas podem ser resultado da ação sistémica, seja por uso de determinados medicamentos, nomeadamente alguns antibióticos, conhecidos por provocar descoloração dentária quando administrados a crianças cujos dentes ainda estão em desenvolvimento (antes dos 8 anos de idade), seja por excesso de flúor proveniente de altos níveis de fluoreto na água ou uso excessivo de aplicações de flúor, bem como de suplementos de flúor tomados por via oral.
  • Algumas situações de trauma, como por exemplo os danos causados por uma queda, podem alterar a formação do esmalte em crianças cujos dentes ainda estão em desenvolvimento, bem como provocar o escurecimento gradual dos dentes.
  • Uma escovagem inadequada potencia a acumulação de placa bacteriana e, consequentemente, o escurecimento dentário.
  • Dentes sujeitos a procedimentos endodônticos (desvitalizados) podem também apresentar um escurecimento gradual com o passar dos anos.

Tratamento

  • A eleição do tratamento a efetuar está dependente de vários fatores relativos aos dentes, em particular, e ao paciente, em geral.
  • Para uma determinada descoloração/pigmentação é necessário averiguar a sua origem, localização, e se está limitada ao esmalte ou se também envolve a dentina.
  • Assim, para que o tratamento seja realizado com sucesso é fundamental: um diagnóstico adequado, um bom plano de tratamento, rigor nas orientações dadas aos pacientes e colaboração dos mesmos durante e após o tratamento.

O resultado do diagnóstico adequado determinará um melhor prognóstico, com economia da estrutura dentária e estética.


Fonte:

Setien VJ, Roshan S, Nelson PW. Clinical management of discolored teeth. Gen Dent 2008; 56:294-300.

Shimada K, Kakehashi Y, Matsumura H et al. In vivo quantitative evaluation of tooth color with hand-held colorimeter and custom template. J Prosthet Dent. 2004;1991:389-91.

Sulieman M. 2005. An overview of tooth discoloration: extrinsic, intrinsic and internalized stains. Dent update, 32, 463-4, 466-8, 471.

Watts A, Addy M. Tooth discolouration and staining: a review of the literature. Br Dent J 2001;190:309-316.

WebMD. Dental Health and Tooth Discoloration. [Online]. 2012 [cited 2012 Nov 9]; Available from: URL: http://www.webmd.com/oral-health/guide/tooth-discoloration







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website dará consentimento à nossa política de cookies.

Ler mais
Aceito