Bruxismo



O bruxismo é uma atividade parafuncional do sistema mastigatório que inclui apertar ou ranger os dentes, ao nível subconsciente, onde os mecanismos de proteção neuromuscular estão ausentes, o que pode causar lesões no sistema mastigatório e disfunções temporomandibulares. Este pode ser classificado como cêntrico e excêntrico, diurno ou noturno.

Classificação

  • O bruxismo cêntrico consiste em manter os dentes apertados de forma contínua por um determinado período, observando-se uma destruição das estruturas de sustentação dos dentes, favorecendo também o aparecimento de problemas nos músculos da mastigação e nas articulações temporomandibulares.
  • No bruxismo excêntrico observa-se a contração muscular isotónica e o desgaste dos bordos incisais dos dentes, principalmente na arcada anterior.

Causas

  • No que se refere ao bruxismo diurno, as suas causas não são conhecidas, embora se considere que o stress e a ansiedade são fatores de risco.
  • Alguns estudos demonstram que, durante as crises de bruxismo noturno, ocorre um aumento da atividade cardíaca, respiratória e muscular o que sugere existir uma relação entre os mecanismos do sono e o bruxismo.
  • Muitas vezes, as pessoas com bruxismo noturno apresentam outros distúrbios do sono, como ressonar, episódios de apneia (pausas da respiração), falar durante o sono ou alucinações na fase entre o sono e o acordar.
  • Outros fatores associados ao bruxismo são a idade jovem, nível elevado de educação, tabaco e consumo de cafeína ou álcool.
  • O consumo de substâncias para o sono, depressão e ansiedade pode alterar os padrões de sono e aumentar o risco de ocorrência de bruxismo.
  • O stress e ansiedade parecem estar relacionados com cerca de 70% dos casos de bruxismo.

Tratamento

As consequências do bruxismo noturno podem ser controladas mediante o uso de uma goteira de relaxamento colocada na boca que protege os dentes e reduz a atividade muscular.

Uma correta articulação dos dentes do maxilar superior e inferior permite reduzir o atrito entre eles e melhora a qualidade da mastigação. Como tal, um correto acompanhamento pela Medicina Dentária é também importante.

Por vezes são propostas terapêuticas comportamentais, como a psicanálise, hipnose e técnicas de relaxamento.

Em suma, o plano de tratamento deve atender aos seguintes objetivos:

  • Redução da tensão física e psicológica.
  • Tratamento dos sinais e sintomas.
  • Minimização de interferências oclusais.
  • Alteração do padrão neuromuscular habitual do paciente.

Bruxismo infantil

Estudos recentes mostram que é cada vez maior o número de crianças que sofrem de bruxismo infantil. Os hábitos parafuncionais (dos quais o bruxismo é um exemplo) prejudicam o equilíbrio físico e mental da criança. Identificar as causas que podem levar a este comportamento, bem como os sintomas associados, torna-se fundamental para uma identificação precoce do problema.

Os principais problemas encontrados prendem-se com a dificuldade de diagnóstico do bruxismo infantil. Os sinais e sintomas que se observam normalmente nos adultos podem não ser visíveis nas crianças, devido ao desenvolvimento e crescimento do complexo craniofacial.

A identificação do problema por parte dos dentistas vai sempre passar por uma entrevista aos pais da criança e por um minucioso exame oral.

O tratamento deve englobar uma equipa multidisciplinar entre o dentista, o pediatra e outros profissionais.


Referências:

Okeson J. Management of temporomandibular disorders and Occlusion. Fifth Edit. St. Louis: Mosby;2003.

Mangili G, Ribeiro O, Leitão J. Contribuição para o estudo do Bruxismo. Apresentação de casos clínicos. [Tese de Mestrado Integrado em Medicina Dentária]; Universidade Católica Portuguesa. 2011.

Ditterich R, Rodrigues C, Shintcovsk R, Tanaka O. Bruxismo: uma revisão da literatura. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, 12 (3):13-21, 2006.

Kato T, Rompre P, Montplaisir J, Sessle B, Lavigne G. Sleep Bruxism: An Oromotor Activity Secondary to Micro-arousal. J Dent Res. 2001, 80(10):1940-4.

Strausz T, Ahlberg J, Lobbezoo F, Restrepo C, Hublin C, Ahlberg K et al. Awareness of tooth grinding and clenching from adolescence to young adulthood: a nine-year follow-up. J Oral Rehab. 2010; 37(7):497-500.

Sutin A, Terracciano A, Ferrucci L, Costa P. Teeth Grinding: Is emotional stability related to Bruxism? J Res Pers. 2011;44(3):402-5.

Aloé F. Sleep Bruxism Treatment. Sleep Science. 2009;2(1):49-52.

Pinto M, Ribeiro O, Leitão J. Perturbação do Sono e Disfunção Temporomandibular – Estudo Clínico. [Tese de Mestrado Integrado em Medicina Dentária]. Universidade Católica Portuguesa. 2012.

Resumos do XXXI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. 1998 Mar 21|22;13-14.







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website dará consentimento à nossa política de cookies.

Ler mais
Aceito