Dentes do siso



Os dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente na boca para a sua acomodação, nascem desalinhados e podem ter de ser removidos.

Os dentes do siso devem ser sempre retirados?

Quando os dentes do siso estão desalinhados, podem posicionar-se horizontalmente, muito juntos ou afastados dos segundos molares, ou ainda alinhados para o interior ou exterior. Este alinhamento incorreto pode danificar os dentes adjacentes, a mandíbula ou o maxilar, e até terminações nervosas.

Por vezes, os dentes do siso podem romper apenas parcialmente a gengiva. Esta pequena erupção permite uma entrada facilitada às bactérias, que vão provocar uma infeção à volta do dente que causará dor, inchaço, rigidez da mandíbula e mal-estar geral. Como se sente dor ao toque, nestas condições os dentes do siso estão também mais propensos às cáries dentárias e à gengivite, por dificultarem a escovagem e a passagem do fio dentário.

Em suma (e tendo em conta que cada indivíduo é único na forma como os dentes do siso se desenvolvem), os dentes do siso devem ser retirados quando há evidências de:

  • Dor
  • Infeção ou lesões nos dentes adjacentes
  • Quistos ou gengivite
  • Cáries (quando não é possível restaurar o dente)
  • Tumores

Como são removidos?

A facilidade com que os dentes do siso podem ser retirados (pelo dentista ou cirurgião oral) depende da posição ocupada pelos mesmos e do seu estádio de desenvolvimento. O seu dentista ou higienista oral podem dar-lhe uma ideia do que esperar durante o exame de pré-extração que é efetuado.

Um dente do siso que tenha rompido totalmente a gengiva pode ser extraído tão facilmente como outro dente qualquer. Um dente que não tenha irrompido totalmente, e que esteja ainda dentro da mandíbula, terá de ser removido fazendo uma incisão nas gengivas. Como o procedimento requer a remoção de uma porção de osso, muitas vezes um tipo de dente do siso nestas condições não é removido de uma vez só.

Antes do dente do siso ser retirado, o dente e o tecido envolvente serão alvo de uma anestesia local (em alguns casos, um sedativo poderá também ser necessário para combater a ansiedade do doente). Faça-se acompanhar por alguém que o ajude a chegar a casa com segurança após a intervenção, pois o efeito sedativo irá demorar algum tempo a passar (especialmente se se deslocar num veículo motorizado até ao local da intervenção).


Fonte:

American Dental Association. Mouth Healthy: Wisdom Teeth. [Online]. 2009 [cited 2012 Nov 9]; Available from: URL: http://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/w/wisdom-teeth.aspx

WebMD. Oral Health Guide. [Online]. 2009 [cited 2012 Nov 9]; Available from: URL: http://www.webmd.com/oral-health/guide/wisdom-teeth







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website dará consentimento à nossa política de cookies.

Ler mais
Aceito