Os dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente na boca para a sua acomodação, nascem desalinhados e podem ter de ser removidos.
Quando os dentes do siso estão desalinhados, podem posicionar-se horizontalmente, muito juntos ou afastados dos segundos molares, ou ainda alinhados para o interior ou exterior. Este alinhamento incorreto pode danificar os dentes adjacentes, a mandíbula ou o maxilar, e até terminações nervosas.
Por vezes, os dentes do siso podem romper apenas parcialmente a gengiva. Esta pequena erupção permite uma entrada facilitada às bactérias, que vão provocar uma infeção à volta do dente que causará dor, inchaço, rigidez da mandíbula e mal-estar geral. Como se sente dor ao toque, nestas condições os dentes do siso estão também mais propensos às cáries dentárias e à gengivite, por dificultarem a escovagem e a passagem do fio dentário.
Em suma (e tendo em conta que cada indivíduo é único na forma como os dentes do siso se desenvolvem), os dentes do siso devem ser retirados quando há evidências de:
A facilidade com que os dentes do siso podem ser retirados (pelo dentista ou cirurgião oral) depende da posição ocupada pelos mesmos e do seu estádio de desenvolvimento. O seu dentista ou higienista oral podem dar-lhe uma ideia do que esperar durante o exame de pré-extração que é efetuado.
Um dente do siso que tenha rompido totalmente a gengiva pode ser extraído tão facilmente como outro dente qualquer. Um dente que não tenha irrompido totalmente, e que esteja ainda dentro da mandíbula, terá de ser removido fazendo uma incisão nas gengivas. Como o procedimento requer a remoção de uma porção de osso, muitas vezes um tipo de dente do siso nestas condições não é removido de uma vez só.
Antes do dente do siso ser retirado, o dente e o tecido envolvente serão alvo de uma anestesia local (em alguns casos, um sedativo poderá também ser necessário para combater a ansiedade do doente). Faça-se acompanhar por alguém que o ajude a chegar a casa com segurança após a intervenção, pois o efeito sedativo irá demorar algum tempo a passar (especialmente se se deslocar num veículo motorizado até ao local da intervenção).
A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!