A primeira dentição, ou dentição decídua, é vulgarmente denominada “dentição de leite” ou “dentição temporária”. A erupção dos dentes decíduos acontece durante a infância (normalmente tem início aos 6 meses e deverá terminar até aos 3 anos) e fica completa quando é constituída por um total de 20 dentes: incisivos centrais e laterais, caninos e primeiros e segundos molares. No entanto, existem grandes variações no timing da erupção, existindo crianças precoces (nas quais os dentes surgem mais cedo) e outras tardias (em que os dentes surgem mais tarde), sendo importante que esta se faça de forma simétrica.
Esta dentição temporária é caracterizada por uma menor espessura de esmalte e por uma maior cavidade pulpar, o que faz com que a cárie dentária progrida mais rapidamente nos dentes de leite do que nos dentes permanentes. Além desta característica, também são mais brancos e mais pequenos.
Normalmente a erupção dos dentes de leite está associada a sinais e a sintomas. Destacamos a inflamação da mucosa gengival, a irritabilidade e a inquietação, a tendência para morder objetos, a hipersalivação reflexa e a hipersensibilidade da região.
Os dentes definitivos que vão substituir os dentes de leite encontram-se em fase de formação dentro de ambos os maxilares (superior e inferior). Os primeiros dentes de leite caem normalmente entre os 6 e os 7 anos de idade (incisivos centrais e laterais), e continua até perto dos 13 anos (canino superior). Assim como a erupção, a substituição dos dentes decíduos pelos dentes definitivos também começa pelo sector incisivo (superior e inferior).
No entanto, é muito importante chamar a atenção para o facto de, por volta dos 6 anos de idade, erupcionarem os primeiros molares permanentes, que aparecem atrás dos últimos dentes de leite que a criança apresenta na boca. Estes dentes nascem sem cair nenhum dente de leite e, por isso, muitas vezes passam despercebidos aos pais. É extremamente importante os pais auxiliarem as crianças na escovagem, para detetarem rapidamente esta situação e ajudarem na prática da higiene oral.
Sociedade Americana de Odontopediatria (AAPD).
Mcdonald, RE e Avery, DR: Odontopediatria. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001.
Pinkham, JR. Odontologia pediátrica. México: Mc Graw Hill, 1996.
A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!