Dentição de leite



A primeira dentição, ou dentição decídua, é vulgarmente denominada “dentição de leite” ou “dentição temporária”. A erupção dos dentes decíduos acontece durante a infância (normalmente tem início aos 6 meses e deverá terminar até aos 3 anos) e fica completa quando é constituída por um total de 20 dentes: incisivos centrais e laterais, caninos e primeiros e segundos molares. No entanto, existem grandes variações no timing da erupção, existindo crianças precoces (nas quais os dentes surgem mais cedo) e outras tardias (em que os dentes surgem mais tarde), sendo importante que esta se faça de forma simétrica.

Esta dentição temporária é caracterizada por uma menor espessura de esmalte e por uma maior cavidade pulpar, o que faz com que a cárie dentária progrida mais rapidamente nos dentes de leite do que nos dentes permanentes. Além desta característica, também são mais brancos e mais pequenos.

Sintomas

Normalmente a erupção dos dentes de leite está associada a sinais e a sintomas. Destacamos a inflamação da mucosa gengival, a irritabilidade e a inquietação, a tendência para morder objetos, a hipersalivação reflexa e a hipersensibilidade da região.

Substituição

Os dentes definitivos que vão substituir os dentes de leite encontram-se em fase de formação dentro de ambos os maxilares (superior e inferior). Os primeiros dentes de leite caem normalmente entre os 6 e os 7 anos de idade (incisivos centrais e laterais), e continua até perto dos 13 anos (canino superior). Assim como a erupção, a substituição dos dentes decíduos pelos dentes definitivos também começa pelo sector incisivo (superior e inferior).

No entanto, é muito importante chamar a atenção para o facto de, por volta dos 6 anos de idade, erupcionarem os primeiros molares permanentes, que aparecem atrás dos últimos dentes de leite que a criança apresenta na boca. Estes dentes nascem sem cair nenhum dente de leite e, por isso, muitas vezes passam despercebidos aos pais. É extremamente importante os pais auxiliarem as crianças na escovagem, para detetarem rapidamente esta situação e ajudarem na prática da higiene oral.


Fonte:

Sociedade Americana de Odontopediatria (AAPD).

Mcdonald, RE e Avery, DR: Odontopediatria. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001.

Pinkham, JR. Odontologia pediátrica. México: Mc Graw Hill, 1996.







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website dará consentimento à nossa política de cookies.

Ler mais
Aceito