Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que adere firmemente aos dentes, gengivas, restaurações e próteses dentárias. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro que, por ser rugoso, facilita a acumulação de mais placa bacteriana.
A placa bacteriana desenvolve-se diariamente devido à presença de inúmeros microrganismos, restos de alimentos e da própria saliva que ajuda a unir estes ingredientes. Uma alimentação rica em hidratos de carbono e mais mole propicia a formação de uma placa bacteriana mais agressiva para dentes e gengivas.
A placa bacteriana é incolor e as pessoas só se apercebem da sua presença quando a qualidade da higiene diária é deficitária. Nessa altura, é fácil visualizar uma camada amarelada e pastosa agarrada aos dentes, próteses e restaurações.
Dependendo das suas características, que são variáveis de indivíduo para indivíduo, a placa bacteriana está na origem da maioria das doenças orais e está associada ao potenciar, ou mesmo desencadear, de algumas doenças gerais.
A placa bacteriana começa a formar-se imediatamente após a lavagem dos dentes. Por isso, a sua remoção diária através da escovagem e do uso do fio dentário e/ou do escovilhão é essencial para a manutenção da boa saúde dos seus dentes e gengivas. Consulte igualmente o seu dentista e higienista oral de 6 e 6 meses e certifique-se que as suas técnicas de escovagem e limpeza dos dentes são corretas, e que não deixa áreas por higienizar.
A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!