Placa bacteriana



Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que adere firmemente aos dentes, gengivas, restaurações e próteses dentárias. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro que, por ser rugoso, facilita a acumulação de mais placa bacteriana.

Causas

A placa bacteriana desenvolve-se diariamente devido à presença de inúmeros microrganismos, restos de alimentos e da própria saliva que ajuda a unir estes ingredientes. Uma alimentação rica em hidratos de carbono e mais mole propicia a formação de uma placa bacteriana mais agressiva para dentes e gengivas.

Sinais e sintomas

A placa bacteriana é incolor e as pessoas só se apercebem da sua presença quando a qualidade da higiene diária é deficitária. Nessa altura, é fácil visualizar uma camada amarelada e pastosa agarrada aos dentes, próteses e restaurações.

Dependendo das suas características, que são variáveis de indivíduo para indivíduo, a placa bacteriana está na origem da maioria das doenças orais e está associada ao potenciar, ou mesmo desencadear, de algumas doenças gerais.

Tratamento

A placa bacteriana começa a formar-se imediatamente após a lavagem dos dentes. Por isso, a sua remoção diária através da escovagem e do uso do fio dentário e/ou do escovilhão é essencial para a manutenção da boa saúde dos seus dentes e gengivas. Consulte igualmente o seu dentista e higienista oral de 6 e 6 meses e certifique-se que as suas técnicas de escovagem e limpeza dos dentes são corretas, e que não deixa áreas por higienizar.


Fonte:

American Dental Association. Mouth Healthy: Plaque. [Online] 2012 [cited 2012 Nov 9]. Available from: URL: http://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/p/plaque.aspx

WebMD. Plaque and Your Teeth. [Online] 2012 [cited 2012 Nov 9]. Available from: URL: http://www.webmd.com/oral-health/guide/plaque-and-your-teeth







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website dará consentimento à nossa política de cookies.

Ler mais
Aceito