Tártaro



O tártaro (ou cálculo) consiste na mineralização da placa bacteriana na superfície dos dentes, restaurações e próteses dentárias, que se forma devido à mistura dos minerais presentes na saliva. Quando a placa bacteriana não é removida eficazmente, acaba por endurecer e mineralizar dando origem ao tártaro, que pode ocorrer em apenas 26 horas! O tártaro facilita a acumulação de mais placa bacteriana e, uma vez formado, só poderá ser removido pelo seu médico ou higienista.

Causas

O principal fator na sua origem é uma higiene oral pouco eficaz. Mesmo escovando os dentes diariamente e utilizando o fio dentário ou escovilhão, é fundamental visitar regularmente o dentista ou o higienista oral, pois o tártaro forma-se frequentemente em zonas difíceis de atingir através da escovagem normal.

Existem, porém, outros fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento do tártaro:

  • Açúcares ou hidratos de carbono: Os doces e os alimentos ricos em hidratos de carbono são propícios à proliferação de bactérias na boca, potenciando a formação de placa bacteriana e tártaro.
  • Caraterísticas da saliva.
  • Fumar: Estudos demonstram que as pessoas com hábitos tabágicos têm maior tendência para ter tártaro nos dentes e gengivas.

Tratamento

O tratamento – a destartarização – consiste na remoção eficaz do tártaro e da placa bacteriana dos dentes e gengivas. Para uma correta remoção, o procedimento deverá ser feito por um profissional de saúde oral, utilizando material e instrumentos específicos. O procedimento passa, geralmente, por uma destartarização ultrassónica, uma raspagem com uma cureta, para remover a placa e o tártaro acumulados nos dentes e no sulco gengival (entre as gengivas e o dente). Segue-se o polimento, que poderá ser com cúpula e escova ou com jato, e que vai remover a mancha extrínseca e placa bacteriana remanescente. Ao ficarem polidas, as superfícies dos dentes ficam mais suaves, dificultando a acumulação de comida.

A destartarização ajuda a prevenir e a controlar a cárie dentária e a doença periodontal e melhora a aparência dos dentes, deixando-os mais limpos, saudáveis e brilhantes.


Fonte:

WebMD. Tartar– Dental Calculus. [Online]. 2012 [cited 2012 Nov 9]; [2 Screens]. Available from: URL: http://www.webmd.com/oral-health/tartar-dental-calculus-overview

American Academy of Periodontologists (AAP). Periodontal Scaling and Root Planing (Gum Treatment). [Online]. 2009 [cited 2012 Nov 9]; Available from: URL: http://drkam.wordpress.com/2009/05/24/periodontal-scaling-and-root-planing-gum-treatment







A plataforma RISO é uma Rede de Informação de Saúde com todas dicas, conselhos e respostas às dúvidas sobre os vários tópicos da saúde oral, seja nos bebés, nas crianças, nos adultos ou nos seniores! Sim, porque independentemente da nossa idade, todos podemos ter um sorriso perfeito!


Saber mais

> Vantagens CLUBE RISO
Compreendo e Autorizo - O seu "email" será utilizado unicamente para registo na newsletter do Clube Riso após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, sendo tratado pela SERVESTEC, LDA. (adiante, “SERVESTEC”), com NIPC 514.946.580 e sede na Travessa de Santa Catarina, 8, 1200-403 Lisboa, a responsável pelo tratamento, a qual irá conservar este dado durante 5 anos ou até que se oponha ao envio de newsletters ou retire o consentimento que nos forneceu. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório para podermos enviar a newsletter, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido, não sendo utilizado para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@servestec.pt ou info@plataformariso.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). A SERVESTEC poderá comunicar os dados pessoais identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para cumprimento da finalidade descrita. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados AQUI ou através do email geral@servestec.pt.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website dará consentimento à nossa política de cookies.

Ler mais
Aceito